Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho reforça a importância da conscientização dos trabalhadores

  • quinta-feira, agosto 10, 2017
  • By Blog OkLadies
  • 0 Comments




Médico do Hospital Marieta lista dicas preventivas para garantir a segurança do trabalhador
            Exercer a profissão em um ambiente seguro é direito de qualquer trabalhador. Este direito à proteção é garantido por medidas legislativas trabalhistas, que proporcionam a segurança no local de trabalho e as melhorias à classe. Para sensibilizar a população e ressaltar a importância da prevenção, o Hospital Marieta se solidariza ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado nesta quinta-feira (27/7).
            A data, criada pelo Ministério do Trabalho, reforça a necessidade do cumprimento das leis trabalhistas que protegem o trabalhador. Para o médico do trabalho do Hospital MarietaFernando Vasconcellos da Fonseca, é fundamental em uma empresa ou instituição a orientação aos trabalhadores para a prevenção de acidentes. “A construção de um comportamento seguro se faz por meio da educação contínua de boas práticas no ambiente de trabalho”, diz.
            Segundo o médico, a primeira tarefa essencial é conscientizar o trabalhador quanto à postura preventiva em qualquer situação da vida, inclusive no ambiente de trabalho. Assim é possível estabelecer os parâmetros de orientação técnica e legal no desempenho das atividades profissionais. “A conscientização é uma das melhores maneiras para a garantia e o cumprimento das leis trabalhistas”.
            No Hospital Marieta, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho realiza anualmente uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), sempre no mês de setembro. “As ações da SIPAT contribuem para a melhora nas condições de trabalho. É uma atividade em que os trabalhadores expressam suas opiniões e manifestam suas insatisfações”. O encontro permite consolidar o comportamento seguro e a mentalidade prevencionista.
            Para prevenir e evitar os acidentes no ambiente de trabalho, o médico Fernando Fonseca lista alguns cuidados necessários:
Prevenção vem de casa: os cuidados para evitar os acidentes começam na própria residência do trabalhador pelos seus hábitos de vida, que se estendem para dentro da empresa ou instituição.
Hábitos saudáveis: o estilo de vida que prioriza hábitos saudáveis de alimentação, atividade física, sono, lazer, convívio familiar e social resultam em um indivíduo motivado para construir um ambiente profissional favorável à realização de seus sonhos.
De olho no deslocamento: o trajeto até o ambiente de trabalho deve ser analisado de forma minuciosa pelo trabalhador, considerando a sua distância, o tempo dispendido, as possíveis dificuldades e riscos, o custo financeiro para a renda familiar e o impacto ambiental.
Orientação prévia: a prevenção de acidentes dentro do ambiente de trabalho é uma construção que deve iniciar desde a admissão do colaborador com a orientação de regras bem definidas para as diversas atividades e a capacitação para o seu desempenho profissional através de treinamentos específicos.
Educação para a conscientização: a educação continuada do trabalhador vai proporcionar a manutenção de um padrão de desempenho profissional de acordo com a expectativa da instituição sem danos à saúde e perdas relacionadas a acidentes de trabalho.
Medidas preventivas: melhorar a educação dos trabalhadores por meio de treinamentos e orientações é a melhor maneira de garantir a segurança deles. É fundamental oferecer um bom ambiente de trabalho com aperfeiçoamento técnico para realização de tarefas; respeito aos fatores ergonômicos, antropométricos e biomecânicos, jornadas e intervalos de trabalho adequados e atitudes de reconhecimento profissional.


Também recomendamos

0 comentários