Jogos de tabuleiro e de raciocínio conquistam adultos

  • sábado, novembro 04, 2017
  • By Blog OkLadies
  • 0 Comments



Estimular a persistência, a lógica e a concentração são alguns dos benefícios desse exercício mental que os jogos proporcionam


Brincar é coisa de criança e de adulto também! A febre do momento entre os marmanjos são os jogos de tabuleiro para adultos (board games), que reúnem assuntos que vão do cotidiano a temáticas de zumbis, vampiros, história e arte. O passatempo está se tornando comum na região, aponta a empresária Kariny Müller Brum, da loja Eureka Brinquedros Criativos, de Balneário Camboriú, que traz uma seleção diferenciada para despertar o interesse desse público exigente.

Homens e mulheres entre 22 e 40 anos que se reúnem e se identificam através do gosto comum pelos jogos de tabuleiro são os principais clientes deste nicho. “Muitos costumam se interessar pelo assunto quando vêm na loja para comprar presentes para os filhos. Outros já têm o hábito e se reúnem no final de semana para jogar e participar de encontros. Os jogos de tabuleiro também são uma excelente alternativa de diversão em família e com amigos”, explica Kariny.

Com objetivo de organizar e concentrar essa turma que gosta de jogos, o vendedor de auto peças e um entusiasta dos board games, Willian Ribeiro de Andrade, 33 anos, realiza o encontro Mepple Players, em Itajaí, há quatro anos. O último aconteceu em outubro e o próximo vai rolar em dezembro. “Os jogos de tabuleiro modernos são mais dinâmicos, mais estratégicos e fogem do padrão repetitivo dos antigos jogos desse gênero. Apesar de começar do mesmo jeito, dependendo de com quem você joga, muda a estratégia e todo jogo. É uma diversão sadia e que estimula o raciocínio”, diz.

“Além de estimular o raciocínio, concentração, imaginação e criatividade, os jogos permitem a interação social, reunindo as pessoas presencialmente e possibilitando novas amizades, como é o caso Mepple Players”, aponta Kariny, que já participou de uma edição do evento e achou bem organizado e descontraído.

Raciocínio e persistência

Estimular a paciência, a persistência, o raciocínio e a concentração são alguns dos benefícios desse exercício mental que os jogos proporcionam. Existem diversos tipos para jogar: os conhecidos como “Desafios” são jogos de lógica que auxiliam na coordenação motora, criatividade, inteligência e diversão (foto no anexo). Há também os de tabuleiro, os de robótica e os quebra-cabeças de até 4 mil peças. Conheça alguns dos mais cobiçados e procurados por essa turma que se interessa pelo assunto.

- Munchkin contém a essência da “Experiência do D&D” sem toda a complexidade do RPG. Ideal para unir os amigos para se divertirem abrindo portas secretas, matando monstros e pegando valiosos tesouros. Munchkin já foi lançado em mais de 15 idiomas diferentes. Pode ser jogado com 3 a 6 componentes e possui tempo médio de partida de 60 minutos.

- Agon é um jogo atribuído aos ingleses e franceses, com origem no final do século XVIII. Tem inspiração militar e o tema principal é a disputa de duas rainhas pelo Trono de Agon. Além do visual moderno, original e artístico, ensina sobre a cultura de outros países através da diversão. É um jogo 2 em 1 (com tabuleiro na frente e no verso), para ser jogado em duas pessoas com tempo médio de 20 minutos.

- O conhecido e popular Jogo da Velha tem origem desconhecida, mas há indícios de ter surgido no Egito, onde foram encontrados tabuleiros esculpidos na rocha, com mais de 3.500 anos. O objetivo desse jogo para duas pessoas é conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal.

- Modelix é uma linha de brinquedos que une robótica e diversão com diversos protótipos que permitem personalização. Cada modelo pode incluir polias e engrenagens, motores elétricos, sensores e circuitos programáveis, entre outras peças.

- O quebra-cabeça Verão em Lourmarin é inspirado na tela do pintor francês Jean-Marc Janiaczyk, que representava paisagens do sul da França. “Os quebra-cabeças estimulam a atenção e o pensamento lógico, a coordenação motora, a observação, comparação, análise e sintetização além de favorecerem no desenvolvimento da atuação da memória”, indica Kariny.

- Inspirado no best-seller Arkham Horror, Eldritch Horror é um jogo de aventura cooperativa, com tabuleiro de 1 a 8 jogadores. No decorrer da partida, que pode levar de 2 a 4 horas, os participantes exploram o mundo, lutam contra criaturas das sombras e encontram respostas para antigos mistérios.





Onde encontrar: Eureka Brinquedos Criativos, Rua 100, nº 52, Balneário Camboriú.

Também recomendamos

0 comentários