Saúde da mulher : Por que as mulheres devem “malhar” o assoalho pélvico

  • sexta-feira, março 22, 2019
  • By Blog OkLadies
  • 0 Comments




Assim como outras partes do corpo, os cerca de 24 músculos existentes no assoalho pélvico que são responsáveis pela sustentação de órgãos como bexiga, útero, vagina, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen também devem ser treinados.

Estima-se que cerca de 40% das mulheres brasileiras sofrem de algum problema decorrente do enfraquecimento do assoalho pélvico. As disfunções são bem comuns e podem começar à qualquer idade. Nas grávidas, o fortalecimento da região diminui o risco de lesões no parto e de disfunções no pós-parto. Além disso, melhora e muito o desempenho e a função sexual. Aumenta a libido, a lubrificação, e a capacidade orgásmica.

Portanto, manter esse conjunto de músculos fortalecidos, sabendo contrair e relaxar traz benefícios imediatos para a saúde física e sexual da mulher. Motivos de sobra para botar essa região para trabalhar.

fisioterapeuta pélvica, especialista em urologia, uroginecologia e sexualidade funcional, Luciana Palermo, atua na área desde 2013, e explica que o método é considerado um tratamento não cirúrgico de primeira linha para várias disfunções do assoalho pélvico. “A maioria das disfunções sexuais femininas podem ser tratadas com a fisioterapia pélvica”.

A especialista relata que a falta de desejo sexual, a disfunção da excitação, a incapacidade ou dificuldade em atingir o orgasmo e a dor durante a relação sexual são problemas muito comuns que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher e, se tratadas da maneira correta, podem ser solucionadas com exercícios.

Mas alerta: É preciso ter cuidado e preferir sempre ser diagnosticada e acompanhada por um profissional especializado para a realização correta dos exercícios. “Aprender a contrair e relaxar a região pélvica e usar essa atividade muscular na vida diária pode ser uma tarefa complicada, principalmente se a mulher já tem algum tipo de disfunção prévia da região, como incontinência urinária e dor na relação sexual”.

Sucesso absoluto no Chile em 2018, o curso “É um prazer me conhecer” chega ao Brasil

A professora de pós-graduação em fisioterapia pélvica, especialista em sexualidade funcional e palestrante internacional, co-criadora do método Fitness Íntimo ® no Chile, Carolina Silva, junta-se a Luciana Palermo e traz para o Brasil o curso de autoconhecimento, sexualidade e empoderamento feminino “É um prazer me conhecer”.

Sucesso absoluto no Chile, em 2018 o método revolucionou a qualidade da vida sexual das mulheres chilenas. E, em 2019, as fisioterapeutas prometem emponderar e transformar a sexualidade das mulheres brasileiras.
Em Santa Catarina, o curso ocorre no sábado, dia 6 de abril, em Balneário Camboriú. E no Paraná, no dia 13 de abril, em Curitiba. As vagas são limitadas a apenas 15 participantes. 

Durante 10 horas de programação as fisioterapeutas pélvicas apresentarão conteúdos teóricos e experiências práticas de exercícios físicos do assoalho pélvico e de mindfullness – técnica de meditação. Todas as atividades são supervisionadas pelas profissionais que acompanham o processo evolutivo de cada participante.

As fisioterapeutas têm passado por diversos lugares contando às mulheres tudo sobre a função sexual feminina. De uma forma bastante didática e sem preconceitos, elas ajudam as participantes a descobrirem seus assoalhos pélvicos, terem mais saúde e verem a beleza da zona íntima feminina.

É preciso mudar a visão da sociedade e quebrar tabus desagradáveis. “O que proporcionamos durante o curso é uma experiência que busca reconciliar à mulher com seu corpo e seu prazer para que possa se permitir o desfrute sexual sem inseguranças nem frustrações”, frisa Carolina.

Depois do curso, durante dois meses as participantes ainda continuam recebendo, semanalmente, treinamento remoto com envio de exercícios.





O quê: Curso “É um prazer me conhecer”.

Quando: sábado 6 de abril de 2019                                  Quando: sábado 13 de abril de 2019
Balneário Camboriú - Espaço Proativo.                           Curitiba
Rua Isidoro Caetano 307, bairro Pioneiros                      Avenida Visconde de Guarapuava, 2764 Centro                                
Horário: das 09 às 19h

Quem pode participar:  Todas as mulheres de qualquer idade que tenham iniciado sua atividade sexual.

Inscrições via mensagem direct no Instagram @la.carosilva


Por Catarinas Comunicação || Foto divulgação

Também recomendamos

0 comentários